3. PlanejamentoO planejamento é como se fosse uma manual de instrução de uma marcenaria, através dele você tem uma visão de como ficará seu projeto antes que ele saia do papel e consegue pensar em boas estratégias que trarão bons resultados.
4. Estrutura de uma marcenaria
O seu maior investimento será nos equipamentos e um espaço suficiente o que propõe com qualidade. São eles:
- Área de produção
- Estoque de materia-prima
- Depositos de produtos finais
- Uma pequena area para o escritório
5. Ferramentas básicas
Não tem como abrir uma marcenaria e não ter os equipamentos para a execução dos projetos.
Você precisa começar com equipamentos baixo e conforme as condições da sua marcenaria for evoluindo, assim poderá adquirir maiores equipamentos.
- Esquadrijadeira
- Desenpenadeira
- furadeira de bancada e furadeira manual
- Parafusadeira
- Trena
- Martelo
- Formões
- Plaina manual
- Tupias
- Lixadeira
- Serra circular
- Serra tico tico
Sua marcenaria precisa de boas ferramentas, mas também precisa de organização e boa administração.
6. Calcule o preço das peças
Calcule todos os custos que você tem, desde a compra da matéria prima o uso de energia, as peças utilizadas, transportes até o cliente (entrega) sua mão de obra. Depois de colocar os custos das peças, é preciso colocar sua margem de lucro.
7. Logística
As entregas devem ser um dos diferenciais para não perder clientes e fazer as entregas no prazo certo, com qualidade, ou seja, precisam chegar sem danificações até o cliente.
Portanto dever ser eficiente e profissional, para atender o nível de qualidade nas entregas, pois são elas que os torna diferente frente a concorrência.
Esses foram os 7 passos de como iniciar uma marcenaria, esperamos que tenham gostado deste conteúdo. Curtam e compartilhem com amigos que amam marcenaria. Deixe seu comentário, você acrescentaria algo mais nesta lista?