O produto é a raiz de todos os seus problemas, e é muito comum vermos marcenarias que se empenham em dar condições para a equipe trabalhar, só que a equipe de vendas insiste em não conhecer a real capacidade de venda da marcenaria e insiste em não conhecer o que a marcenaria realmente estar apta a vender, e o que ela pode vender de verdade. Isso é uma forma antiga de gestão!
A sua marcenaria não está sendo moderna se tem a gestão dessa forma e está atrasada nesse conceito, pensando da forma antiga, o moderno é interagir quem desenha com quem fabrica, dar autonomia para a equipe e ter reunião de pauta com questões do dia a dia.
Será que a sua gestão está sendo eficiente?
Existe uma forma muito mais fácil de automatizar tudo isso!
Se continuar aquela velha gestão só vai aumentar os seus custos, aumenta os seus prazos, correr o risco de perder clientes por conta da demora. A Sua marcenaria não é moderna se ainda pensa e faz dessa forma, mesmo que você tenha o galpão mais moderno, máquinas mais modernas e pensar de forma antiga.
Muitas marcenarias gostam de fazer o que ninguém faz, fabricar o que ninguém vende e essa forma de pensar não está errada, fazer o diferente e se destacar da concorrência, pois o mercado está cada vez mais competitvo.
Você está obtendo LUCRO?
Está sendo rentável para o seu negócio?
Tem marcenarias que conseguem sim cobrar o valor agregado mais alto, mas tem uma demanda maior por tecnologia ou por mão de obra. A demanda por tecnologia implica, por exemplo: você trabalha hoje com um software que não tem integração direta com uma máquina CNC, você está pronto para investir nessa tecnologia para facilitar a fabricação?
Será que essa gestão é moderna ou vai precisar contratar mais marceneiro para dar conta daquele produto mais complicado, por isso você vai vender mais caro o produto. Vai chegar um momento em que a pirâmide vai ruir em si mesma, pois qualquer variação de mercado que você tem, qualquer problema de percurso e o seu custo operacional é tão alto que por um momento que o mercado enfraquecer, você não vai conseguir fazer e vender o fácil, porque o fácil não vai pagar os teus custos.
Se a sua marcenaria sabe vender o diferente pense que precisa-se ter uma base solida para vender o difícil, o exclusivo e o rentável. Esse ponto de equilíbrio é a parte mais saudável do processo!
Tenha sempre em mente que esse círculo vai aumentar e ficar mais pesado, porque ou você investe em tecnologia para ter velocidade na fabricação, ou você vai ter que depender de mão de obra que está cada vez mais escassa. O moderno é entender esse ponto de equilíbrio!
Uma empresa não pode trabalhar com curva muito grande, tem que buscar a linearidade para que se tiver que ter o pico que seja de alta e depois volte para aquele patamar. Está na hora de mudar a forma como você encara o mercado, o seu produto e modernizar. Está na hora de você mudar a forma como você enxerga o seu concorrente e modernizar a forma como você enxerga os seus colaboradores.
Por: Anderson Rios Consultoria
Atende de segunda a sexta-feira
das 07:30 a 11:50hrs - 13:20 as 17:45hrs
Todos os direitos reservados! DinaBox Soluções em Atomação Ltda.
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso website.
Conheça nossos. Termos de privacidade.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.