Esteja sempre por dentro das novidades!

Marcenaria Inteligente

Muito se fala sobre “marcenaria moderna”, mas as pessoas esquecem que a “modernidade” não está só na máquina, pois a máquina é um pedacinho dessa modernidade. Primeiro lugar, essa modernidade tem que está na cabeça do marceneiro, pois não dá para ser moderno fazendo igual há 10 anos.

O mercado está tão ágil e dinâmico que a metodologia que você usava há 10 anos, já estão ultrapassadas e a crise veio para acelerar esse processo de mudança que afetou de uma forma muito gritante. 

O primeiro passo é rever o produto que você vende para poder modernizar, muitas marcenarias vêm arrastando durante anos muitos conceitos que ficaram ultrapassados, os marceneiros vêm trazendo esses conceitos e ficam presos neles. Precisa-se pensar no que o seu produto tem de diferencial, pois ele é a raiz de tudo e se você não fazer uma análise real do produto: “como estou vendendo?”, “para quem estou vendendo?”, se esse produto estiver em consonância com o que o mercado pede, se não, não vai adiantar.

Precisa-se mais do que nunca repensar o seu produto e se você tem um produto que é difícil de fabricar e não está em consonância com o maquinário que você tem, com a mão de obra que você tem, ou seja, ele sobrecarrega tanto no custo de material quanto no custo de fabricação. Muitas marcenarias estão quebrando por excesso de cliente, por está vendendo um produto que não se tem condições de produzir e não tem uma capacidade fabril.

Você pode ter a melhor marcenaria, a melhor máquina e o melhor processo, mas se o seu produto for antigo você não vai conseguir modernizar a sua marcenaria, a mudança tem que começar de dentro para fora, pois não se pode ficar usando metodologias antigas e sim pensar em numa forma moderna. 

Existem muitas marcenarias com maquinários supermodernos, mas que ainda usam esse conceito antigo e assim contratando mais marceneiros para dá mais produtividade para a empresa, para que façam mais moveis, mas cada marceneiro faz o móvel do jeito dele e nisso você não consegue intercalar a mão de obra. 

O marceneiro precisa pensar e entender que o mercado já mostra padrões que ele pode seguir e que não vão afetar a forma que ele produz móveis e a sua qualidade, isso é uma forma moderna e construtiva para o crescimento da marcenaria, pois não se pode pensar que o seu produto é exclusivo e que você não se adapta a esse sistema, fazer o diferente pode sim parecer difícil, mas é só mudar a forma como você enxerga. 

O "sempre fiz assim" é como se você pegasse toda aquela forma de trabalhar antiga "eu só faço assim", "eu não quero inovar", "não quero fazer mais rápido", "não quero fazer com mais qualidade", esses pensamentos só dizem o quanto você não está disposto(a) a mudar o seu pensamento. 

Muitas marcenarias grandes acreditam que o produto é mais caro que a mão-de-obra, esquecem que o tempo é mais caro que o insumo. Aquela operação que você acha que está economizando material está tomando mais tempo e aquilo que você economizou de material você gasta 3x maior no tempo.

O produto é a raiz de todos os seus problemas, e é muito comum vermos marcenarias que se empenham em dar condições para a equipe trabalhar, só que a equipe de vendas insiste em não conhecer a real capacidade de venda da marcenaria e insiste em não conhecer o que a marcenaria realmente estar apta a vender, e o que ela pode vender de verdade. Isso é uma forma antiga de gestão!

A sua marcenaria não está sendo moderna se tem a gestão dessa forma e está atrasada nesse conceito, pensando da forma antiga, o moderno é interagir quem desenha com quem fabrica, dar autonomia para a equipe e ter reunião de pauta com questões do dia a dia.


Será que a sua gestão está sendo eficiente?


Existe uma forma muito mais fácil de automatizar tudo isso!

Se continuar aquela velha gestão só vai aumentar os seus custos, aumenta os seus prazos, correr o risco de perder clientes por conta da demora. A Sua marcenaria não é moderna se ainda pensa e faz dessa forma, mesmo que você tenha o galpão mais moderno, máquinas mais modernas e pensar de forma antiga.


Muitas marcenarias gostam de fazer o que ninguém faz, fabricar o que ninguém vende e essa forma de pensar não está errada, fazer o diferente e se destacar da concorrência, pois o mercado está cada vez mais competitvo.


Você está obtendo LUCRO?

Está sendo rentável para o seu negócio?


Tem marcenarias que conseguem sim cobrar o valor agregado mais alto, mas tem uma demanda maior por tecnologia ou por mão de obra. A demanda por tecnologia implica, por exemplo: você trabalha hoje com um software que não tem integração direta com uma máquina CNC, você está pronto para investir nessa tecnologia para facilitar a fabricação?


Será que essa gestão é moderna ou vai precisar contratar mais marceneiro para dar conta daquele produto mais complicado, por isso você vai vender mais caro o produto. Vai chegar um momento em que a pirâmide vai ruir em si mesma, pois qualquer variação de mercado que você tem, qualquer problema de percurso e o seu custo operacional é tão alto que por um momento que o mercado enfraquecer, você não vai conseguir fazer e vender o fácil, porque o fácil não vai pagar os teus custos.


Se a sua marcenaria sabe vender o diferente pense que precisa-se ter uma base solida para vender o difícil, o exclusivo e o rentável. Esse ponto de equilíbrio é a parte mais saudável do processo!


Tenha sempre em mente que esse círculo vai aumentar e ficar mais pesado, porque ou você investe em tecnologia para ter velocidade na fabricação, ou você vai ter que depender de mão de obra que está cada vez mais escassa. O moderno é entender esse ponto de equilíbrio!


Uma empresa não pode trabalhar com curva muito grande, tem que buscar a linearidade para que se tiver que ter o pico que seja de alta e depois volte para aquele patamar. Está na hora de mudar a forma como você encara o mercado, o seu produto e modernizar. Está na hora de você mudar a forma como você enxerga o seu concorrente e modernizar a forma como você enxerga os seus colaboradores.



Por: Anderson Rios Consultoria


Compartilhar

Por DinaBox Soluções em automação 30 de novembro de 2022
Indústria Moveleira
Por DinaBox Soluções em automação 3 de novembro de 2022
A evolução da indústria moveleira
Por DinaBox Soluções em automação 19 de outubro de 2022
Centro De Furação -  Investir em um centro de furação é adquirir crescimento.

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso website.

Conheça nossos. Termos de privacidade. 

Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

×
Share by: