É de sub importância que o setor moveleiro fique atento ás exigências do mercado e entenda as transformações de padrões que acontecem no gosto dos clientes. Vale ressaltar que, constantemente, surgem diversas tendências, a inovação e as preferências dos consumidores mudam a cada dia e isso interfere no modelo dos móveis.
Dessa forma, para criar um móvel conectado com seus consumidores e que se destaque em relação aos concorrentes, fazendo com que a marca se destaque frente a essa adversidade, é importante lembrar que, é preciso realizar pesquisas sobre comportamento, preferências, design, produção, ocupação de espaços, consumo, macrotendências e logística.
Fique por dentro!
Saber o que está acontecendo e acompanhar cada novidade do setor moveleiro é importante, buscar informações podem te ajudar e fazer toda a diferencia na hora de fazer o planejamento para o seu negócio.
Cinco principais tendências do mundo moveleiro
- Tecnologia
Vivemos na era digital e os recursos da tecnologia são bastante utilizados pelas indústrias para otimizar a fabricação dos móveis. É chamada “produção conectada” que tem suas vantagens, redução dos defeitos na hora da fabricação dos móveis, facilidade na linha de montagem, uma única máquina consegue produzir amplamente, aumento da produtividade, entre outros.
Todo esse processo de produção envolve os variados profissionais como projectista, designers e arquitectos. Tudo para entregar ao consumidor final um móvel de qualidade e que satisfaça suas necessidades.
- Meio ambiente
Móveis com apelo ambiental estão atendendo a uma preocupação dos consumidores com a natureza. Indústrias que utilizam madeiras certificadas, por exemplo, conseguem agradar os consumidores que se sentem bem em comprar um móvel ecologicamente responsável. Alguns desses móveis podem até ser um pouco mais caros, mas existe demanda para esse tipo de produto. Além disso, indústrias que fazem o reaproveitamento de materiais reciclados também estão sendo muito bem vistas. Então, olho nas indústrias ecologicamente corretas!
- Multifunção
Casas e apartamentos cada vez menores têm levado as pessoas a buscarem móveis que cumpram mais de uma função. Isso não quer dizer que os consumidores estão abrindo mão da qualidade e do design. Pelo contrário! O puf que vira mesa de centro, o sofá que vira cama, painel que vira escrivaninha, por exemplo, deve combinar com as outras peças do mobiliário. E mais: por terem mais de uma função e por isso serem mais usados, eles devem ser mais duráveis que os móveis comuns. É isso que o consumidor espera de uma peça como essa.
- Compras online
As compras online são um caminho sem volta! ainda bem! oferecer a maior comodidade possível para seu cliente. Pode ser que ele compre pelo site e retire na sua loja, por exemplo. Em outro cenário, ele pode gostar de um jogo de sofás que está em sua loja e ver, pelo site, quais as outras opções em cores disponíveis desse produto, isso sem que você precise ocupar seu estoque com toda a linha de cores.
- Home office
É cada vez maior o número de pessoas que está trocando o escritório pelo trabalho em casa. De olho nesse público, as indústrias estão investindo em móveis para “home office”. As peças são quase as mesmas utilizadas no mundo corporativo, porém elas têm mais personalidade, pois precisam agradar ao dono da casa e combinar com as outras peças já existentes no espaço. O interessante aqui é que sua loja não deixe esse público na mão, oferecendo peças que atendam essa necessidade.
Agora que você conhece melhor as tendências do mercado, que tal verificar se a sua loja está alinhada com essas mudanças? Assim você poderá planejar melhor suas compras e vender mais.