Esteja sempre por dentro das novidades!
O futuro da marcenaria | Produção + dinâmica
O futuro da marcenaria
A chamada produção conectada é realizada com o uso de um bom software disponível no mercado, que realiza uma integração de forma eficiente em cada projeto realizado, e o maquinário existente na produção.
Hoje, as empresas estão focadas no aproveitamento das economias de escalas. Os produtos são padronizados havendo apenas algumas variações na produção, como a cor, aproveitamento e o custo de produção reduzido e mantendo uma elevada qualidade.
As empresas que adotam essa estratégia, apresentam um ambiente estável e previsível, padronizando esse modelo produtivo no seu dia a dia, tem em instante êxito na produção. Além disso, a empresa pode produzir o suficiente, diminuindo o prazo de entrega aos clientes, essa estratégia é mais viável para padronizar grandes volumes de produção.
Quando os software, os planos de corte, a renderização, o ERP e os equipamentos CNC surgiram, o marceneiro não acreditou que isso seria possível para ele, achava que era coisa de indústria grande. Mais hoje, as marcenarias precisam se reinventar para crescer em meio a tanta competitividade e sustentar sua integração tecnológica.
Produção mais dinâmica
A implementação possibilita hoje, dinamismo em todas as fases do processo, por conta da rapidez e da exatidão nas informações para fabricação de móveis, com menos uso de mão de obra, padronização de processos, aumento na qualidade final do produto, e por vez, uma prestação de serviço mais ágil.
A produtividade em equipe em planejar a produção e ao mesmo tempo fabricar mais peças em menos tempo e tendo um planejamento e controle de produção para aumentar a produtividade. Um bom gerenciamento nas atividades de produção, um bom levantamento dos recursos operacionais de uma empresa com a finalidade de planejar o estoque bem como a quantidade de tempo necessário para produzir. Traçar planos e estratégia para controlar o fluxo para que não haja interrupções por falta de recursos e sim ter uma produção sem desperdício de tempo e energia.
“As empresas do ramo moveleiro mais modernizadas utilizam a plataforma DinaBox para configurar suas máquinas para executar trabalhos automatizados.” - Otávio, sócio proprietário na empresa DinaBox.
Em linhas de montagem de fábricas de pequeno e médio porte, um recuso de grande valia, que faz com que esse trabalho seja feito com maior rapidez e precisão, o marceneiro busca um maior aproveitamento possível da madeira para depois executar, produção em lote, adota o conceito de ganho em escala.
O segmento de marcenaria vive hoje um processo gradual de transformação em seu processo operacional.
O processo de automação vem ganhando espaço de maneira acelerada e avança cada vez mais contudente.
Portanto profissionais do ramo moveleiro, se reinvente, evolua, faça gestão, enxergamos melhor quando olhamos de cima. O mercado está em constante transformação, desta forma, ficar de olho nas tendências é fundamental para manter-se frente á concorrência e está preparado a cada passo junto as transformações do mercado.