A madeira ripada tem sido bastante utilizada na decoração. Os principais motivos para ela ter se tornado uma queridinha no projeto de interiores são: a sua beleza, sua característica atemporal e de permitir vários desenhos, e sua versatilidade, possuindo uma diversidade de cores, a depender do tom da madeira.
As ripas são peças estreitas e compridas e costumam serem usadas na decoração em composição de painéis, móveis, cabeceiras e divisórias. No caso da marcenaria ripada, ela pode ser usada em todos os ambientes, grandes ou pequenos, residenciais ou comerciais, internos ou externos (fachadas, portas e portões). É bonita, atemporal, permite vários desenhos e pode ser de diversas cores (depende do tom da madeira escolhida).
Usar madeira ripada na decoração é uma ótima forma de deixar a casa aconchegante e ao mesmo tempo versátil. Esse material permite inúmeras soluções, que além de deixar os ambientes bonitos, podem resolver questões de funcionalidade dos espaços e garantem a possibilidade de adaptar-se a diferentes usos e superfícies. Isso porque devido à tendência de ambientes integrados, as divisórias de madeiras ripadas funcionam como elementos vazados modernos, que dividem os ambientes ao mesmo tempo em que deixam entrar luz e ventilação.
Parágrafo Novo
Materiais e acabamentosO mais indicado são as madeiras nobres naturais, pois as madeiras mais moles costumam ser mais claras e frágeis e isso pode atrapalhar o bom uso desse material na execução do projeto.
A madeira natural garante um resultado bastante satisfatório num painel ripado e sendo utilizada em tons mais claros não deixa o ambiente pesado, porém seu custo é alto.
A madeira natural é o material que garante o melhor resultado final para um painel ripado. As mais usadas são: Freijó, Cumaru e Imbuia. As madeira mais avermelhadas, como o Ipê e o Mogno, quase não são usadas hoje em dia.
Por serem de madeiras nobres, o custo de um painel ripado é alto. Sem considerar a mão de obra, que também deve ser qualificada para um bom resultado.
O painel ripado até pode ser feito de mdf laminado de madeira ou compensado naval, mas as quinas das ripas ficarão evidentes no acabamento. Funcionam, mas na minha opinião, não são os mais lindos.
Cuidado! Madeiras muito moles podem trabalhar e modificar o desenho do painel – quanto mais clara ela for, mais frágil.
O acabamento mais atual para a madeira ripada é feito com selador fosco ou acetinado (com pouco brilho, no máximo 40%). Para ambientes externos, o ideal é usar verniz fosco ou acetinado.
Tamanho das ripas:
Usos da madeira ripada
Painéis Fixos:
o principal uso da madeira ripada é em painéis fixos. Aqui, sua função é de esconder a fiação aparente, auxiliar na sustentação de acessórios ou ainda servir de foco decorativo. Eles combinam facilmente com outros estilos e acabamentos e podem ser encontrados em verticais ou horizontais.
Painéis móveis:
são uma boa solução para ambientes integrados e sem espaços, substituindo as paredes por divisórias ripadas com sistema de correr.
No teto:
aqui a marcenaria ripada pode ser usada com função meramente decorativa ou com a funcionalidade de esconder estruturas, cabos e instalações indesejadas.
Em móveis:
geralmente, repetem o elemento da ripa usada no painel ou na parede. Apesar de não ser o foco da décor, atua como uma composição do espaço como um todo.