O cinza se consolidou como uma cor coringa na hora de decorar, ocupando um lugar tão versátil quanto o do branco. Por ser uma cor que combina facilmente com qualquer outro tom, está cada vez mais presente na decoração de interiores e nos móveis planejados/sobmedida, pois combina com todos os estilos e qualquer ambiente: do industrial ao escandinavo, do rústico a propostas mais clássicas ou modernas. O cinza compõe com maestria espaços clean, neutros e relaxantes, bem como ambientes mais descontraídos e criativos. Por esse motivo, a Duratex fez uma seleção com o que há de melhor no seu portfólio de pisos laminados, vinílicos e painéis de madeira que ajudam a criar ambientes únicos e personalizados.
Cinza + branco + naturalidade
Este é o trio da elegância, calma e renovação. Enquanto a cor branca passa a sensação de paz, o cinza refina sutilmente as composições. A madeira e o bambu trazem a energia da natureza ao lar.
Além de cair bem com praticamente todas as cores, o cinza na decoração pode te ajudar a ter um efeito contemporâneo, sofisticado ou moderno. Ou seja, é uma cor que combina com todos os estilos e ambientes. Do claro e metalizado ao chumbo e glacial, a paleta é envolvente e versátil.
O cinza na decoração possui um efeito muito positivo e é considerado a cor de quem está em busca de uma decor moderna, despojada e alinhada às últimas tendências. Mas vale citar ainda que o cinza também tem feito sucesso em propostas elegantes e sofisticadas. Por isso, se você deseja dar um novo ânimo à decoração da sua casa vale apostar no cinza e passar, de uma vez por todas, uma borracha na ideia de que a cor é chata e sem graça.
Significado da cor cinza
Antes de entrar no uso decorativo da cor, vamos compreender melhor o simbolismo relacionado ao cinza. Essa é a cor da neutralidade, da estabilidade e da ausência de emoções, por isso que o cinza sempre vem associado a situações entediantes e desprovidas de sentimentos.
O cinza também está ligado a compostura, solidez e maturidade. Não é a toa que os cabelos grisalhos revelam uma pessoa experiente e uma roupa de trabalho cinza indica profissionais sérios e comprometidos.
Mas o grande problema do cinza é que, quando usado indiscriminadamente, pode representar tristeza, sofrimento, solidão e isolamento.
O cinza está entre o preto e o branco, podendo ora chegar mais próximo de um, ora mais próximo de outro. E ao contrário do que você pode imaginar, não são 50 tons de cinza catalogados pelo homem, como o best seller erroneamente pode nos fazer pensar. Até o momento são reconhecidas 65 tonalidades diferentes da cor, sendo as mais populares o cinza chumbo, cinza asfalto e sépia.
Dicas para usar a cor cinza na decoraçãoQuais cores combinam com o cinza? Todas! Isso mesmo, o cinza é reconhecido por ser uma cor que combina com tudo, dos tons mais claros e neutros aos mais vibrantes e escuros. Ou seja, uma ótima cor para quem tem medo de errar.
A cor cinza vem ganhando destaque na decoração de interiores com a ascensão de estilos como o industrial e o escandinavo, que prezam por uma estética clean e neutra.
Na hora de combinar o cinza com outras cores tenha em mente o que pretende criar na decoração. O preto e / ou o branco combinados ao cinza são ótimos para uma proposta elegante e moderna, sem contar que esse trio, cheio de neutralidade e estilo, é atemporal.
Já para criar uma decoração cinza com mais impacto visual aposte na junção de cores vibrantes como o amarelo, o vermelho e o azul, por exemplo.
E onde usar o cinza, você deve estar se perguntando. O cinza pode ser usado em qualquer ambiente da casa, da cozinha ao quarto do bebê. O modo mais comum de inserir a cor é pintando uma das paredes de cinza ou investindo em um elemento de destaque, como tapete ou sofá, por exemplo.
Quer mais dicas e inspirações de como usar o cinza nos seus móveis? Então confira as imagens a seguir. São fotos de móveis/ambientes que apostaram no cinza como cor principal: